Justiça francesa investiga emissões diesel da Renault

Os motores diesel estão sob escrutínio, como já aqui referimos. Desta feita as notícias não chegam dos EUA, onde a "caça à bruxas" passa pelos motores diesel, mas de França, onde o Ministério Publico está a investigar uma eventual fraude ao nível da declaração das emissões de NOx em alguns dos motores da marca. A situação não é nova e a investigação também já decorre há muito tempo, e foi o próprio Ministério da Economia que enviou o dossier para o Ministério Público investigar desvios ao nível dos valores de emissões declarados pela marca francesa.

Os resultados da investigação realizados em Nanterre foram enviados para Paris, a jurisdição competente para avaliar o caso.

A marca francesa comentou a situação, referindo que ainda não tinha sido notificada a nível oficial, mas sublinhou: "A Renault respeita as normativas francesas e europeias. Os veículos da homologados de acordo com as leis e as normas, estando conformes à legislação vigente. Os modelos da Renault não estão equipados com qualquer software fraudulento, que possa influenciar os sistemas anti-poluição".

Mesmo assim, esta publicidade negativa teve um reflexo imediato na bolsa, onde a acções da Renault entraram em território negativo.

Em destaque